Câmara Municipal e Promotoria de Justiça realizam Reunião Pública para debater ações de Segurança Pública nas escolas.

por Raphael Oliveira dos Santos publicado 20/04/2023 12h35, última modificação 20/04/2023 12h35
O tema da Segurança Escolar foi o assunto em pauta, bem como ações que visem reforçar o patrulhamento e segurança de alunos, professores e demais funcionários.
Na manhã de terça-feira (18.04), aconteceu reunião pública na Câmara dos Vereadores, com a Prefeitura Municipal de Tefé e representantes de instituições ligadas à Segurança Pública Municipal e Estadual.
Idealizada pelo promotor de Justiça do Ministério Público, Dr. Thiago de Melo Roberto Freire, a reunião contou com as presenças de representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Segurança Pública Municipal, IMTRANS, Secretaria de Educação do Estado, Secretaria de Educação do Município de Tefé, bem como estiveram presentes o Prefeito Municipal em exercício Lurinei de Souza Oliveira, Procuradora do Município Dr. Jéssica Thays Nascimento, Coordenadora SEDUC-Tefé, Profª Zélia Maria Marinho Figueiredo, Prof°. Raimunda Medeiros (Portugal) representando a Secretaria de Assistência Social, o Delegado de Polícia Civil Dr. Carlos Augusto Monteiro, Comandante do 3° BPM-Tefé Ten. Coronel Pedro Moreira, comandante do Corpo de Bombeiros Cap. Gilcimar Amorim de Oliveira, Comandante do Batalhão de Infantaria de Selva 17° BIS Ten. Coronel Ronaldo Baeta Nogueira, Comandante da Guarda Civil de Tefé Sr. João Batista, Secretário Executivo de Segurança Pública Sr. José Nazareno Mota Marinho, Diretor e Presidente do INTRANS Sr. Antônio Melo e Diretor Administrativo Erisvan Chaves.
Também estiveram presentes os vereadores Cacau (UNIÃO) - Presidente da Câmara em exercício, Tapioca (MDB), Manuel Situba (AVANTE), Francisco Carioca (PSD) e João Paulo (REPUBLICANOS).
A reunião teve como objetivo discutir ações necessárias para prevenções e práticas no enfrentamento a possíveis ataques criminosos no ambiente escolar da cidade.
"Reuniões como essa já vêm acontecendo em outros lugares do interior do Estado, tanto pela iniciativa da Polícia Militar, setor público Municipal ou Federal e sempre a Polícia Militar vem marcando presença em parceria com ações alternativas com outros órgãos, no sentido de proporcionar um ambiente prevenido e seguro", afirmou o Tenente Coronel Pedro Moreira, Comandante da PM-Tefé.
A Coordenadora da SEDUC/AM Profª. Zélia Maria destacou: " Essa reunião foi muito proveitosa e importante para tratarmos da segurança de todas a rede educacional no município, e confesso que estava ansiosa por essa oportunidade para tratamos desse assunto que vem em clima de tensão entre toda a sociedade; esperamos que juntos possamos trabalhar para garantir a segurança dos nossos alunos e profissionais da educação".
O promotor e idealizador da reunião Dr. Thiago de Melo também fez uma avaliação:
"Fiquei surpreso, foi uma reunião de acordo com as expectativas, presenças dos setores públicos tanto das esferas Municipal, Estadual e Federal; a partir de agora é trabalharmos em conjunto para identificar os lugares com potencial problemática. Estaremos com policiamento e preparados para garantir a segurança nas redes de ensino do município", finalizou.
O Prefeito em Exercício Lurinei de Souza Oliveira destacou: "Neste momento em representação ao Prefeito Nicson Marreira, adianto que as escolas estaduais e municipais já vem recebendo patrulhamento da Guarda Civil Municipal, e a Prefeitura Municipal está na busca de trazer melhores subsídios para reforçar a segurança escolar. De antemão, adianto que já tenho preparado em mãos na qualidade de vereador, de matéria legislativa que vem ofertar procedimento legal para a segurança extensiva nas escolas, caso aprovado pelo Plenário da Casa Legislativa tefeense".
Câmara Municipal de Tefé "Legislativo Forte e Atuante"
Reportagem e Fotos: Franklin Pantoja.
Vídeo e edição: Zerlison Silva
Revisão: Raphael dos Santos