Luís Sevalho recebe Homenagem na Câmara Municipal de Tefé.

por Raphael Oliveira dos Santos publicado 04/07/2022 11h15, última modificação 04/07/2022 11h18
Consagrado 'imortal' pela Academia de Letras do Brasil, Seção Amazonas, o escritor e professor Luís Sevalho recebe da Câmara Municipal de Tefé distinta homenagem, com placa de reconhecimento por suas obras e feitos.
Luís Sevalho recebe Homenagem na Câmara Municipal de Tefé.

Luís Sevalho é homenageado na Câmara Municipal de Tefé.

O professor, escritor, poeta, ex-vereador, ambientalista e imortal da Academia Brasileira de Letras - Seção Amazonas, Luís Alberto Lopes Sevalho recebeu placa condecorativa da Câmara Municipal de Tefé, em Sessão Ordinária do dia 30/06 (quinta-feira).

Esta homenagem é fruto de propositura do Vereador Fernando Araújo (PP), que após o Requerimento nº 76/2022 ser aprovado em Plenário em 09/06, seguiu para as providências que culminaram nesta justa homenagem.

Após discursos dos vereadores, convidados e amigos de Luís Sevalho enaltecendo suas ações ao longo dos anos, um discurso emocionado do homenageado agradecendo ao autor da propositura, aos vereadores presentes e todos os convidados que compareceram para prestigiá-lo no recebimento da honraria.

Luís Sevalho é professor, escritor, poeta e ex-vereador de Tefé. Nasceu em 1960 no município de Tefé. Após passar sua infância a comunidade do Piraruaia, zona rural do município, iniciou sua alfabetização aos 10 anos, após ter seu talento para artes plásticas reconhecido, passou a ser instrutor de artes industriais, ministrando aulas de cerâmica, metalurgia, artes plásticas, marcenaria e entalhe em madeira.

Após formação e pós- graduação, o professor também tornou-se escritor e vereador. Nas letras, lançou diversos trabalhos, como lendas, contos, poemas e dramaturgias. Em 2009, seu livro “Rio Profundo” foi vencedor pelo Amazonas do prêmio nacional promovido pela ManausCult no programa de apoio e incentivo a cultura. Como político, participou ativamente da diversas momentos históricos do município, sempre demonstrando preocupação social e empatia pelo seu povo.

Sevalho também foi fundador da extinta Academia de Letras, Ciências e Artes de Tefé (ALCAT). Hoje, reside em seu sítio em Presidente Figueiredo, de onde sai frequentemente para realizar palestras sobre suas obras em todo o estado do Amazonas. (Fonte: https://tefenews.com.br/entretenimento/escritor-tefeense-toma-posse-na-academia-de-letras-do-brasil.html)

Luís Sevalho
Luís Sevalho disse:
04/07/2022 12h25
Muito Agradeço a belíssima homenagem dos vereadores do meu município de Tefé em especial ao destaque do vereador Raimundo Fernando nobre reconhecimento deste imortal. Obrigado mesmo.