Projeto de Lei do Dia Municipal do Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais é de autoria do Vereador Francisco Carioca.

por Raphael Oliveira dos Santos publicado 12/07/2023 10h05, última modificação 12/07/2023 10h09

Em Sessão Ordinária do dia 23 de junho de 2023 foi apresentado o Projeto de Lei nº 014/2023, que em sua ementa "Institui o dia 10 de junho - Dia Municipal do Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências"

O parlamentar proponente do referido projeto de lei é o Vereador Francisco Carioca, que justificativa argumentou:

"Os intérpretes de língua de sinais surgiram devido à necessidade da comunidade surda de possuir um profissional que auxiliasse no processo de comunicação com as pessoas ouvintes. Inicialmente, a atuação era informal, ou seja, pais ou membros das famílias das pessoas surdas faziam essa função. Entretanto, para que isso ocorresse de modo formal foi necessário que a Língua Brasileira de Sinais fosse oficializada. [...] A profissão de Tradutor e Intérprete de Libras foi reconhecida no dia 1º de setembro de 2010, pela Lei nº 12.319, e com intuito de valorizar esses profissionais de extrema importância para a sociedade, conto com o apoio dos nobres colegas para a aprovação do presente Projeto de Lei".

O Projeto de Lei foi encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final para análise e posterior emissão de parecer.

Edição: Zerlison Silva.