Resumo das atividades da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final.

por Raphael Oliveira dos Santos publicado 04/05/2024 13h42, última modificação 04/05/2024 13h42
O resumo tem como referência os Pareceres da Comissão apresentados no ano de 2024.

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJRF) desempenha um papel crucial dentro da estrutura da Câmara Municipal de Tefé: sua função principal é garantir que os projetos de lei, decreto legislativo e demais que se encaixam em análise técnica constitucional estejam em conformidade com a Constituição Federal, as leis municipais, e que sejam juridicamente consistentes.

Para isso, a CCJRF avalia a constitucionalidade, legalidade, técnica legislativa e a redação final de cada proposta submetida à Câmara; isso implica em examinar minuciosamente os aspectos formais e materiais dos projetos apresentados, assegurando que não haja conflitos com normas superiores, evitando, assim, possíveis impugnações judiciais no futuro.

Além disso, a comissão é responsável por verificar a correção gramatical e a clareza do texto, garantindo que o conteúdo seja compreensível para todos os cidadãos. Sua atuação é fundamental para a qualidade técnica e jurídica das leis municipais, contribuindo para a segurança jurídica e o bom funcionamento do sistema legislativo local.

No ano de 2024, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Tefé, assim formada pelos vereadores Cacau (UNIÃO) - Presidente, e tem como demais membros os vereadores Irmão Silvano (REPUBLICANOS), Helinho Bessa (UNIÃO), Vicente Medeiros (PSD) e Fábio Araújo (PDT), reuniram-se e emitiram os seguintes pareceres:

Ainda há mais matérias a serem analisadas pela comissão, e algumas estão no prazo regimental de estudo, para posterior emissão de parecer. A comissão segue trabalhando regularmente, dentro dos preceitos constitucionais.