Vereador Missionário Daniel requer divulgação transparente dos medicamentos da rede pública de Saúde em Sessão da Câmara Municipal de Tefé em 14 de setembro de 2023

por Raphael Oliveira dos Santos publicado 29/09/2023 18h05, última modificação 29/09/2023 18h05
O pedido é feito diretamente para a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Tefé.

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Tefé realizada no dia 14 de setembro de 2023, o Vereador Missionário Daniel (PP) demonstrou sua preocupação com a transparência e o acesso aos serviços de saúde ao apresentar o Requerimento nº 140/2023, em que solicita à Secretaria Municipal de Saúde a ampla divulgação dos medicamentos disponibilizados pela rede pública de saúde, bem como a divulgação dos critérios que os pacientes devem cumprir para receber essas medicações, seja durante internações ou consultas médicas.

O acesso a medicamentos essenciais é um direito fundamental de todos os cidadãos, e o Vereador Missionário Daniel enfatizou a importância de garantir que os moradores de Tefé tenham conhecimento completo e transparente sobre os medicamentos disponíveis e os procedimentos para obtê-los.

Durante a apresentação do requerimento, o vereador ressaltou que a divulgação clara dos medicamentos e dos critérios para sua prescrição é crucial para que os pacientes compreendam seus direitos e saibam como proceder para receber o tratamento adequado; isso também pode ajudar a reduzir a burocracia e garantir que os medicamentos sejam disponibilizados de forma mais eficiente.

O Requerimento nº 140/2023 recebeu apoio unânime dos demais vereadores presentes na sessão, que compartilharam a preocupação com a transparência e o acesso à saúde pública. Agora, o requerimento será encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde de Tefé, onde será analisado e, poderá resultar em medidas para garantir a ampla divulgação dos medicamentos e dos critérios de acesso.