Vereador Tapioca apresenta Projeto de Decreto Legislativo para tornar Cidadão Honorário Tefeense o General Marcius Cardoso Neto.

por Raphael Oliveira dos Santos publicado 10/11/2022 21h50, última modificação 10/11/2022 21h59
A honraria é uma prerrogativa dos vereadores da Câmara Municipal de Tefé, conforme o Regimento Interno.
Vereador Tapioca apresenta Projeto de Decreto Legislativo para tornar Cidadão Honorário Tefeense o General Marcius Cardoso Neto.

Vereador Tapioca

O Vereador Tapioca (MDB) apresentou o Projeto de Decreto Legislativo nº 003/2022 em Sessão Ordinária do dia 03 de novembro de 2022, concedendo o título de Cidadão Honorário Tefeense ao General de Brigada Marcius Cardoso Netto, em conformidade com o Regimento Interno da Câmara Municipal de Tefé, Capítulo II: Das Proposições em Espécie, Seção I, Dos Projetos, Art. 90, §1º, Inciso "d".

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva - Brigada das Missões - o General Marcius Cardoso Netto exercia a função de Chefe da Assessoria Parlamentar do Gabinete do Comandante do Exército. Nascido em 04 de maio de 1970, na cidade de Ipameri/GO, é filho do Cap QAO Lazaro Ferreira Netto e de Vania Teresinha Cardoso Netto, foi promovido ao posto atual em 31 de março de 2021.

Incorporou às fileiras do exército em 22 de fevereiro de 1988, na Academia Militar das Agulhas Negras. Foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Infantaria em 30 de novembro de 1991, sendo classificado 23º BI, Blumenau/SC, onde desempenhou a função de Comandante de PELOPES.

Concluiu o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, o Curso de Comando e Estado-Maior o Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército.

Realizou, também, os seguintes cursos:

- Curso Básico pára-quedista; Curso de Operações na Selva Categoria “B”; Mestre de Salto; Segurança Presidencial; Joint And Combined Warfight Course, no Joint Force Staff College - Virginia/EUA; Superior de Defesa; MBA Executivo em Política e Estratégia

Principais funções exercidas:

Como Oficial Subalterno e Intermediário, entre outras funções, foi Comandante de Companhia de Fuzileiros de Selva e Pára-quedista, instrutor da seção de instrução especial da Academia Militar das Agulhas Negras e Segurança Pessoal do Presidente da República.

Como oficial superior, foi Oficial de Operações do Comando da 14ª Brigada de infantaria motorizada, instrutor da ECEME, Oficial de Logística do Comando da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada e Assistente do Chefe do Departamento Geral do Pessoal, como Coronel comandou o 16º BI Mtz, em Natal/RN.

No exterior, foi Oficial de ligação do contingente brasileiro junto à PEACEKEEPING FORCE na missão das Nações Unidas no Timor Leste.

Frequentou o curso de combate conjunto e combinado nos Estados Unidos da América.

Foi Adjunto do Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico do Brasil em Moscou, na Rússia.

Foi agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito Militar (grau Comendador); Medalha do Pacificador; Medalha Mérito Tamandaré; Medalha Mérito Santos Dumont; Medalha Marechal Hermes de Prata com uma Coroa; Medalha Militar de Ouro; Medalha Corpo de Tropa Bronze, Medalha Marechal Trompowsky, Medalha de Serviço Amazônico, Medalha da Vitória, Medalha das Nações Unidas de Apoio ao Timor Leste e Distintivo de Comando Dourado.

O General Marcius é casado com a Major Dentista Renata e possui duas filhas, Gabriela e Isabela.

Fonte: https://www.16bdainfsl.eb.mil.br/index.php?option=com_content&view=article&id=78&Itemid=266

Após a aprovação da  matéria em tela, a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Tefé encaminhará o Projeto para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.